O jogo de Xadrez
Desenvolva o pensamento estratégico a partir dos diferentes jogos didáticos, sem esquecer o Xadrez. Uma forte ferramenta para o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa.
ISTO NÃO É SOBRE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
Embora tenho grande apreciação às disciplinas que
complementam às ciências da Informação, nomeadamente Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Documentação, gestão de informação e outras, existem
outras temáticas que são igualmente muito interessante. A imagem acima mostrada
é um exemplo claro que retrato nesta abordagem.
O jogo de Xadrez, a meu ver, é a melhor ferramenta didática
de desenvolvimento do pensamento cognitivo já criado pelo ser humano. A sua
caraterística principal é a criação de estratégias de jogadas sequenciais com a
finalidade de encurralar o “Rei” (peça do Jogo) do seu oponente, não tendo este
mais um lugar para onde ir sem ser eliminado. Neste jogo, podemos aprender lições
educativas e úteis para o vida de qualquer pessoa que habita nesta terra. Eis
algumas:
·
O primeiro:
cada peça do jogo desempenha uma função especifica e
imutavél neste Jogo. O pião = podendo unicamente avançar um casa à frente,
eliminado a peça do adversário somente na diagonal; O cavalo = Podendo
unicamente desenhar um movimento igual a letra “L” de qualque direção; A Torre=
Podendo apenas pular uma ou muitas casas ao mesmo tempo (sendo possível apenas
naposição vertical ou horizontal); O Bispo = podendo unicamente descolar-se uma
ou mais casas de sua diagnonal; O Rei = podendo andar apenas uma casa de cada
vez, mas para qualquer direção que ele se encontra; A Rainha = Podendo repetir
todos os movimentos possíveis de todas as peças do xadrez (com excessão a do
cavalo).
·
O segundo critério:
O jogo não se trata de eliminar “comer” o maior número de
peça possíveis do adversário. Alias, quando menos peça no xadrez (nos dois
lados) tiver, maior será a dificuldade para os jogadores vencer o Jogo.
·
O terceiro:
Até a melhor peça do Xadrez – A Rainha – Possui limitações. Pode até ter muitas
qualidades (de todas as peças do xadrez), mas não a do cavalo. Não importa o
quão poderoso seja a Rainha, ela não possui e nunca possuirá capacidades do
Cavalo. Ela precisa do cavalo para poder executar a jogada do “L”.
·
O quarto:
Ganha aquele que planea, prepara e executa cinco jogadas à
frente. No xadrez, é impossível ganhar no primeiro movimento. Ganhar no xadrez
é sempre o resultado de um planeamento estratégico, resultando assim numa
vitória a médio e/ou longo prazo. Jamais a curto prazo.
·
O Quinto:
O xadrez é ADAPTAÇÃO. Não importa o quanto você prepara uma
estratégia de Jogo, haverá sempre momentos em que o adversário possui uma
habilidade de jogo excecional, com isto, criar empecilhos para a sua vitória.
A melhor estratégia, neste caso, é sempre ajustar a sua estratégia, a cada
jogada, de modo fazer com que até às melhores jogadas do adversários estejam
alinhados à sua estratégia. Lembre: O Objetivo é único – VENCER O JOGO. As
estratégias é que irão ser ajustadas e realinhadas no decorrer do jogo.
Conclusão
O Jogo de Xadrez é o melhor exercício cognitivo desta década
que poderás aprender para desenvolver o pensamento estratégico e cognitivo.
Assim é a Vida. Perceber que cada um possui qualidades
únicas que devem ser usadas para alcançar o objetivo Pesoal ou coletivo. Como
dizem “Queres ir seguro? Vá sozinho. Mas se quiseres ir longe Vá acompanhado”;
O Xadrez nos leva a compreender que não adianta querer eliminar as peças do
outro ... só vai dificultar-te mais para alcançar o teu objetivo. Concentre-se nas
duas peças; O alcance dos objetivos é sempre a médio e longo prazo, não tenha
pressa. Foca apenas em sua meta e sê fiel a sua estratégia – o jogo não se
ganha na primeira jogada; E acima de tudo, Esteja disposto a fazer sempre
adaptações em sua estratégia. Saiba adaptar-se as circunstancias mais
desagradáveis do “jogo”, faz parte do Jogo.
Sugiro que percas um
do seu precioso tempo para aprenderes este Jogo, não vais te arrepender. E
mais, se desejares, podes marcar um dia para jogarmos (eu te ensino) de boa
vontade. Não há problemas se não tiveres; na próxima semana hei de comparar um
– podes já puxar e marcar o dia.
Retiro o que disse. ISTO É SIM SOBRE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.
Texto de Adilson Alfredo Adão Dias
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