O jogo de Xadrez 

Desenvolva o pensamento estratégico a partir dos diferentes jogos didáticos, sem esquecer o Xadrez. Uma forte ferramenta para o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa.

ISTO NÃO É SOBRE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO

Embora tenho grande apreciação às disciplinas que complementam às ciências da Informação, nomeadamente Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Documentação, gestão de informação e outras, existem outras temáticas que são igualmente muito interessante. A imagem acima mostrada é um exemplo claro que retrato nesta abordagem.

 

O jogo de Xadrez, a meu ver, é a melhor ferramenta didática de desenvolvimento do pensamento cognitivo já criado pelo ser humano. A sua caraterística principal é a criação de estratégias de jogadas sequenciais com a finalidade de encurralar o “Rei” (peça do Jogo) do seu oponente, não tendo este mais um lugar para onde ir sem ser eliminado. Neste jogo, podemos aprender lições educativas e úteis para o vida de qualquer pessoa que habita nesta terra. Eis algumas:

·         O primeiro:

cada peça do jogo desempenha uma função especifica e imutavél neste Jogo. O pião = podendo unicamente avançar um casa à frente, eliminado a peça do adversário somente na diagonal; O cavalo = Podendo unicamente desenhar um movimento igual a letra “L” de qualque direção; A Torre= Podendo apenas pular uma ou muitas casas ao mesmo tempo (sendo possível apenas naposição vertical ou horizontal); O Bispo = podendo unicamente descolar-se uma ou mais casas de sua diagnonal; O Rei = podendo andar apenas uma casa de cada vez, mas para qualquer direção que ele se encontra; A Rainha = Podendo repetir todos os movimentos possíveis de todas as peças do xadrez (com excessão a do cavalo).

·         O segundo critério:

O jogo não se trata de eliminar “comer” o maior número de peça possíveis do adversário. Alias, quando menos peça no xadrez (nos dois lados) tiver, maior será a dificuldade para os jogadores vencer o Jogo.

 

·         O terceiro:

Até a melhor peça do Xadrez – A Rainha –  Possui limitações. Pode até ter muitas qualidades (de todas as peças do xadrez), mas não a do cavalo. Não importa o quão poderoso seja a Rainha, ela não possui e nunca possuirá capacidades do Cavalo. Ela precisa do cavalo para poder executar a jogada do “L”.

 

·         O quarto:

Ganha aquele que planea, prepara e executa cinco jogadas à frente. No xadrez, é impossível ganhar no primeiro movimento. Ganhar no xadrez é sempre o resultado de um planeamento estratégico, resultando assim numa vitória a médio e/ou longo prazo. Jamais a curto prazo.

 

·         O Quinto:

O xadrez é ADAPTAÇÃO. Não importa o quanto você prepara uma estratégia de Jogo, haverá sempre momentos em que o adversário possui uma habilidade de jogo excecional, com isto, criar empecilhos para a sua vitória. A melhor estratégia, neste caso, é sempre ajustar a sua estratégia, a cada jogada, de modo fazer com que até às melhores jogadas do adversários estejam alinhados à sua estratégia. Lembre: O Objetivo é único – VENCER O JOGO. As estratégias é que irão ser ajustadas e realinhadas no decorrer do jogo.

 

Conclusão

O Jogo de Xadrez é o melhor exercício cognitivo desta década que poderás aprender para desenvolver o pensamento estratégico e cognitivo.

Assim é a Vida. Perceber que cada um possui qualidades únicas que devem ser usadas para alcançar o objetivo Pesoal ou coletivo. Como dizem “Queres ir seguro? Vá sozinho. Mas se quiseres ir longe Vá acompanhado”; O Xadrez nos leva a compreender que não adianta querer eliminar as peças do outro ... só vai dificultar-te mais para alcançar o teu objetivo. Concentre-se nas duas peças; O alcance dos objetivos é sempre a médio e longo prazo, não tenha pressa. Foca apenas em sua meta e sê fiel a sua estratégia – o jogo não se ganha na primeira jogada; E acima de tudo, Esteja disposto a fazer sempre adaptações em sua estratégia. Saiba adaptar-se as circunstancias mais desagradáveis do “jogo”, faz parte do Jogo.

Sugiro que percas  um do seu precioso tempo para aprenderes este Jogo, não vais te arrepender. E mais, se desejares, podes marcar um dia para jogarmos (eu te ensino) de boa vontade. Não há problemas se não tiveres; na próxima semana hei de comparar um – podes já puxar e marcar o dia.

 

Retiro o que disse. ISTO É SIM SOBRE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO.


Texto de Adilson Alfredo Adão Dias

#Os_10_mandamentos_das_ciências_da_informação

#xadrez

#pensamento cognitivo

#sobre_a_vida

#jogos_didáticos