APRECIAÇÃO À TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL DE CHARLES DARWIN NO SEU LIVRO “AS ORIGENS DAS ESPÉCIES”
AQUI VAI O PRIMEIRO ARTIGO DE OPINIÃO PUBLICADO PELA MINHA AUTORIA. PÕE NOS COMENTÁRIOS A SUA OPINIÃO.
Começo esta apreciação não sobre sua magnifica obra cientifico-literária, mas simda personagem do autor.
Charles Darwin, alguém que mesmo morto ainda sofre pré-conceitos (no sentido original da palavra) e censura por pessoas prendidas aos dogmas filosófico, empírico, social e até religioso, sem obstante estudarem as suas obras desprendidas dos mesmos.
Sem dúvidas nenhuma que Darwin foi um dos grandes incentivadores a abolição do tráfico de escravo nos séculos passados, por intermédio de suas obras cientifico-literário. ALGUNS*, os colonizadores, (Grã-Bretanha, Portugal, França, etc. Vocês amantes de história, certamente que conhecem muito mais sobre isso) começaram a olhar para o Negro* (Preto, rsrsr MEU COLEGA NEVES)pertence a mesma espécie que o colonizador, o branco. Mostrando que todos viemos de uma espécie comum, seja branco, preto, rosa, amarelo. Somos todos irmão. Que os abusos desumanos submetido aos NEGROS não fazia sentido e que era (é) totalmente repudiado.
Epa,lêm a obra A ORIGEM DAS ESPÉCIES, DE CHARLES DARWIN; e OS SETE SABERES DE EDGAR MORIN (no ponto ENSINAR A IDENTIDADE TERRENA) . Irás de gostar.
QUEM SABE NUMA OBRA OPORTUNIDADE FAÇO TAMBÉM UMA APRECIAÇÃO ESPECIFICAMENTE A ESTÁS OBRAS. ESTA FAZ REFERÊNCIA AO TEMA EM EPIGRAFE.
TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL, de CHARLES DARWIN
Antes de tudo, importa referir que esta apreciação é de caris sócio-filosófico (sugiro a você que pense em fazer o mesmo numa outra perspectiva, certamente que há várias que podemos refletir juntos).
Citação. “(...) um organismo já chega pronto num ambiente. Se as características forem boas elas ficam; se não, são eliminadas”
Num determinado lugar e momento você pode ter a melhor caraterística, no entanto se no mesmo pegar “fogo” (metáfora usada para se referir em MUDANÇA), aquela caraterística que te tornavam o melhor já não é a mais legal naquele ambiente que mudou. E ai o outro que tinha outra caraterística que lhe eram desfavorável agora lhe será vantajoso; para o primeiro, desvantajoso.
Importa também referir que não é o nosso objetivo trazer conceitos ou ideias erróneas acerca da formação da personalidade ou de sucesso. Que fique bem claro. O que queremos mostrar é devemos ter cuidado e estar zeloso no quesito sobrevivência*.
Para empregados afeto ao mercado empresarial, pesquisem o conceito de empregabilidade;
Para empresas, pesquisem o conceito de empresabilidade;
Para estudantes, o conceito de eficácia estudantil;
Para todos nós, o conceito de ADAPTAÇÃO.
Já dizia o professor Paul Lavesquis “a estratégia de ontem é que nos manteve vivo até agora, no entanto se queremos sobreviver uma nova estratégia deve ser criada”.
O nosso desígnio que é todos percebamos que o sucesso académico, profissional, humano não é garantido pelo quanto és inteligente, bom, espetacular, etc, não só. Lembre “Inteligência não é tudo”. Saiba se adaptar.
Temos que desenvolver qualidade de adaptação, pois o mesmo é superação.
Obrigado por chegares até cá. Não esquece de dar o feedback.