O POSSO DO SISTEMA DE ENSINO MUNDIAL
Autor: Adilson Alfredo Adão Dias
O presente artigo de opinião, assim como os anteriores, é tão somente constatações e análises pessoais com base em argumentos cientifico-filosófico que são apresentados no presente texto. No mesmo apresenta os problemas do sistema de ensino moderno. Não obstante a isso, reiterar que não queremos passar a imagem de “conspiradores” ou “caluniadores”, mas sim apresentar dados que se continuarmos no mesmo caminho, continuaremos a cair neste POSSO e que se acordarmos tarde, jamais conseguiremos sair dela.
A era contemporânea, datada deste 1990, trouxe consigo mudanças “Colossas”. O modo de pensar, o modo de agir, o modo de se comportar, o modo de planear, o modo de se organizar foram todos estruturados (in)consciente. Os mais atentos, aqueles que souberam rapidamente ler os sinais dos tempos, foram os que menos sofreram com está mudança: A ERA DA INFORMAÇÃO.
O presente texto singrar-se nas palavras do professor e Escritor Paul Laveski “ A estratégia de ontem é que nos manteve vivo até agora, porém uma nova estratégia deve ser desenvolvido se queremos continuar”
O sistema de ensino de muitos países, para não dizer de todos, já não corresponde à era atual. Dizem as literaturas, que a ciência surgiu para tornar a vida do homem melhor. Muitos alegam: “certamente que tornou. Olhe às industrias, os transportes, a medicina, a tecnologia. Só para citar alguns”. Dizer também que me é satisfatório este crescimento nas áreas citadas. No entanto, serão estes os únicos pontos importantes a serem desenvolvido? Quais outros pontos mais devem ser desenvolvidos e ensinados nas escolas?
Destas preocupações resultam este ensaio. Muitos pesquisadores e académicos de renome já abordaram e têm abordado quanto aos buracos do sistema de ensino mundial, autores como Edgar Morin (no seu artigo – Os sete saberes), Augusto Jorge Cury (em seus muitos livros e palestras), Robert Kuyosaki (em seu livro – Pai Rico e Pai Pobre) e muitos outros.
Partindo das pesquisas dos autores acima citado, pude resumir quatro (4) Saberes que as instituições de Ensino devem dar uma extrema importância no seu plano curricular. São Eles:
--------- Educação Financeira -----------;
--------- Gestão da Emoção ---------------;
--------- Investimento ----------------------;
---------- Empreendedorismo -------------.
Não irei debruçar, aqui, todos os aspetos acima citado, devido a amplitude das mesmas. Por isso, convido você a escolher uma e desenvolvê-lo. Quando terminares, partilhe connosco.
No entanto, irei apenas debruçar de forma sucinta o segundo item. GESTÃO DA EMOÇÃO.
Em nenhum outro tempo, este tema se tornou tão importante em falar, aprender e ensinar como neste. Porque? Porque nunca antes o nível de depressão, ansiedade, não saber lidar com perdas, frustrações, Suicídios, homicídios, estiveram extremamente aumentados. Porque? Porque até então a GESTÃO DA EMOÇÃO não está incluído nos planos curriculares dos sistemas de Ensino mundial.
O Dr. Augusto Cury enfatiza que “A Sistema de Ensino mundial está doente, formando pessoas doentes para um sistema doente. Ela nos ensina, desde a mais tenra infância, da pré escola, a Pós - Graduação, incluído o mestrado e Doutorado milhões de informações sobre o mundo de fora. Do pequeno átomo ao pequeno espaço. Mais não nos ensina as informações técnicas e ferramentas para conhecermos o mais complexo de todos os mundos e planetas. A MENTE HUMANA”.
Continua ele, “A educação mundial nos prepara para intervir no mundo de fora, mas não nos prepara para intervir no mundo de dentro. Nos prepara para ser gigantes no mundo físico, mas não para ser gigante no teatro psíquico”.
Penso que não seria necessário trazer estás afirmações para chegarmos nesta conclusão. É só, com sinceridade, olharmos para nós mesmos e respondermos a seguinte questão: Desde que comecei a estudar, a ferramenta gestão da emoção anda em paralelismo com o ensino das Línguas, matemáticas e outras?. Penso que o sistema de ensino mundial ainda não olhou para a gravidade desta situação.
A ONU afirma que 20 dos adolescentes estão desenvolvendo a depressão, e em 20 anos a Depressão será, dentre os canceres e outras, a principal doença. Isto, a meu ver, é muito sério. Qual a causa disso? O tamanho do fluxo informacional gerado pela era da informação. Elas são mal geridas, mal disseminadas, mal ensinadas.
Reitero, novamente, a ideia de Laveskis “(...) temos de criar, urgentemente, uma nova estratégia se quisermos sobreviver nesta nova era” .
O meu apelo é que você, meu caro amigo/colega, comece a dar importância, estudar e ensinar sobre está temática. Ela não é menos importante que o aprendizado das línguas, matemáticas e outras. Seja alguém que antes de estar apto para lidar com situações externas, estejas antes apto para lidar com as internas. Lembre-se, uma mente sã é uma vida sã. Aprenda a dar respostas inteligentes à vida. Cuide da sua emoção Torne-se um profissional na área de GESTÃO DA EMOÇÃO.
Termino este artigo assim como o passado. Não pretendo esgotar o tema (e nem poderia dada a amplitude do mesmo). Mas espero ter sido capaz de lançar ideias que auxiliem o estudo desse tema ou mesmo suscite debate.
ANTES DE TUDO, PEDIR A VOCÊ QUE PARTILHE ESTÁ INFORMAÇÃO À OUTROS, DEVIVO A IMPORTÂNCIA DESTA TEMÁTICA.
OBRIGADO POR CHEGAR ATÉ AQUI. DEIXE O TEU FEDBACK NOS COMENTÁRIOS. O QUE ACHASTE? QUAIS QUE VOCÊS ACHAM QUE SEJAM AS PERSPETIVAS DO SISTEMA DE ENSINO MUNDIAL E ANGOLANO?
DESAFIO VOCÊ QUE FALES UM POUCO SOBRE OS OUTROS SABERS QUE O SISTEMA DE ENSINO ACTUAL NÃO ENSINA*, MOSTRADO LÁ ACIMA.
atualizado em 10 de Março de 2022