Publico alvo: Estudantes e pesquisadores ligada à ciência da Informação; Bibliotecários, arquivistas, profissionais de informação, empresários, técnicos de T.I, Contabilistas, Gestores departamental de forma geral.
“E se, depois de terminares a tua formação em ciências da informação e/ou biblioteconomia, fores empregado por uma empresa para seres o seu gestor de informação; e seguidamente te põem numa sala com enes documentos desorganizados (tudo unicamente relacionado à empresa). Qual sistema de classificação usarias?”.
É sempre um prazer disseminar investigações e opiniões relativo a este maravilhoso campo de estudo, a ciência da informação. Este ensaio resulta da constatação da necessidade de organizar (classificar) os acervos das organizações e/ou empresas. Diante disto, pergunta-se: há necessidade de se criar/desenvolver um novo sistema de Classificação?; Os que já existem não cumprem esta função com eficassea? O que significa este modelo, O que tem de novo neste modelo de classificação?. Perguntas estas que certamente são respondidas ao longo da apresentação.
O conceito de classificação está fortemente relacionado com a biblioteconomia, pois desde muito tempo houve a necessidade de organizar os livros (acervos) que as bibliotecas tinham, sobretudo com a abertura das Universidades e, respetivamente as bibliotecas universitárias, públicas, etc. Os livros começaram a ser cada vez mais consultados e, para manter eles continuamente organizados (facilitando assim a localização e recuperação) vários pesquisadores afetos à área começaram a criar e desenvolver diferentes estudos para solucionar este problema.
Muitos nomes são soados, homens e instituições dedicaram-se arduamente para desenvolver um mecanismo que facilite e torne o seu trabalho mais agil, e concomitantemente a vida do usuário/pesquisador. Desta pesquisa resultou os diferentes SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO, sendo os mais divulgado os seguinte:
Classificação da Library of Congress
Classificação de Cutter
Classificação de Brown
Classificação de Bliss
Classificação dos Dois Pontos
Classificação Decimal de Dewey
Classificação Decimal Universal
Não é pretensão do autor ser muito “tecnicista” sobre as caraterísticas de cada um dos sistemas de classificação mostrado acima, mas sim trazer bases que comprovem a existência deste artigo. Diante disto, o autor recomenda ler o livro de Barbosa, 1969 – Teorias e praticas dos sistemas de classificação bibliografia, para mais compreensão dos sistemas de classificação acima mencionados.
Basicamente a razão da criação/desenvolvimento dos diferentes sistemas de classificação é a necessidade de tornar as bibliotecas como um organismo vivo para o profissional e o usuário, tornando assim fácil a localização e recuperação de qualquer conteúdo bibliografia. Ou seja, os seus criadores/desenvolvedores fizeram-no pensando na organização dos conteúdos pertencentes daquelas que albergavam conhecimentos gerais, desde economia, sociologia, filosofia, história, religião, artes, literatura, etc, etc, etc.
A este sistema de informação chamaram de biblioteca. “É muito antiga a preocupação dos bibliotecários em dar aos livros um lugar determinado nas estantes” (Barbosa, 1969).
Agora, imagine novamente o dilema proposto na introdução deste artigo. O que se fará?
No artigo passado – Classificação dos Sistemas de Informação – aprendemos que além dos sistemas informação que o seu objeto social é produzir informação, noutras as informações são geradas em função das suas atividades; o caso das organizações sem fins lucrativos e empresas.
A questão é: Como será feita a classificação dos acervos gerados por elas? Que tipo de classificação usar?.
Alguns profissionais de informação tentam adaptar os sistemas de CDD e CDU para responder estas necessidades. A visão do autor é que esta adaptação é deficiente àquelas que são as reais necessidades informacionais (organização e disseminação) das organizações sem e com fins lucrativos.
O autor acredita que o mercado empresarial é muito complexo para ser desvalorizado a sua gestão de informação.
Marchiori (2002) salienta que a Gestão da Informação é um conjunto de processos que englobam atividades de planeamento, organização, direção, disponibilização e controle dos recursos informacionais da organização. Visa tornar eficaz a utilização dos recursos informacionais em qualquer contexto organizacional, facilitando através do embalsamamento teórico as atividades organizacionais, dentre elas, a tomada de decisões.
Continua ainda, que a informação para uma organização deve ser constituída como um conjunto de dados selecionados, analisados e disponibilizados e com valor agregado. É o componente fundamental para a realização de qualquer tipo de tarefa.
Por estes motivos, e muitos outros aqui não exposto, o autor sugere o seguinte sistema de classificação, tudo para tornar a gestão, indubitavelmente, que existe uma relação direta entre o sucesso empresarial (alcance dos objetivos) com a boa gestão das informações que a ele lhe diz respeito.
Denominado por Classificação Decimal do acervo organizacional/empresarial de Dias – CDDias, sistema de classificação criado para as organizações sem fins lucrativos (exceto àquelas que já tenham um sistemas mais adequados à ela, como as bibliotecas, museus, arquivos nacionais, etc) e com fins lucrativos (empresas).
Criado pelo Adilson Alfredo Adão Dias em 2022, estudante universitário de ciências da informação da Universidade Agostinho Neto. Estudou Gestão de empresas no Ensino Médio; por esta razão, o autor crê que está capacitado em conciliar a sua formação média a do superior.
CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DO ACERVO ORGANIZACIONAL/EMPRESARIAL DE DIAS – CDDIAS
Caraterística
Por ser desenvolvido tendo por base a CDU, a mesma acabou por incorporar muitas de suas características, como a notação e hierarquia.
Foi desenvolvido pensando na estrutura departamental da mais pequena empresa à mais grande. As classes principais são os diferentes departamentos que existem nas organizações. Sabendo que cada departamento produz documentos de varia ordem, serão encaixado na sua respetiva classe, ou seja, a sua classificação é com base no principio da proveniência do documento.
Realçar que o departamento de informação e comunicação é o responsável pela gestão da informação da organização, ou seja, pelo manuseio deste sistema de classificação.
CLASSES PRINCIPAIS
0 – GENERALIDADES
1 – ADMINISTRAÇÃO
2 – FINANÇAS
3 – RECURSOS HUMANOS
4 – ÁREA JURÍDICA
5 – ÁREA DE PRODUÇÃO
6 – ÁREA COMERCIAL
7 – CONTABILIDADE
8 – MARKETING
9 – INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
SUBCLASSES
0 – GENERALIDADES
…
1 – ADMINISTRAÇÃO
11 – Organização/Empresa
11. 1 – Missão, visão, objeto social, etc
…
12 – Objetivos
12.1 – Plano estratégico
12.2 – Plano tático
12.3 – Plano operacional
13 – Relatórios
13.1 Relatórios administrativo, actas, simpósios, comunicados formais documentados, etc
13. 2 – Relatórios gerais departamental
13.2.1 finanças
13.2.2 recursos humanos
13.2.3 área jurídica
13.2.4 área de produção
13.2.5 área comercial
13.2.6 contabilidade
13.2.7 marketing
13.2.8 informação e comunicação.
14 – Sócios, acionistas, proprietários, diretores de departamentos
14.1 Informação dos sócios/acionistas
14.2 Informação do (s) proprietário (s)
14.3 Informação dos diretores departamental
…
19 – Formação departamental
19.1 – Livros, artigos, outros documentos
19.2 Conteúdo áudio visual
…
2 – FINANÇAS
21 – Objetivos
21.1 – Plano tático
22 – Relatórios
22.1 Relatórios, actas, simpósios, comunicados formais documentados
…
23 – Analise Financeira
24 - Orçamentos
...
29 - Formação departamental
29.1 – Livros, artigos, outros documentos
29.2 Conteúdo áudio visual
…
3 – RECURSOS HUMANOS
31 – Objetivos
31.1 – Plano tático
32 – Relatórios
32.1 Relatórios, actas, simpósios, comunicados formais documentados
…
33 – Informação do pessoal
33.1 Pessoal administrativos
33.2 Chefes de departamentos
33.3 outros funcionários
39 – Formação departamental
39.1 – Livros, artigos, outros documentos
39.2 conteúdo áudio visual
…
4 – ÁREA JURÍDICA
41 – Objetivos
41.1 – Plano tático
42 – Relatórios
42.1 Relatórios, actas, simpósios, comunicados formais documentados
…
43 – Documentos legais da organização
44 – Contratos
44.1 – Contratos com o pessoal
44.1.1 Contrato de trabalho definido
44.1.2 Contrato de trabalho indefinido
44.2 – Contrato com terceiros
44.2.1 Contrato de prestação de serviço
44.2.2 Contrato para prestação de serviço
…
...
49 – Formação departamental
49.1 – Livros, artigos, outros documentos
49.2 Conteúdo áudio visual
...
5 – ÁREA DE PRODUÇÃO
51 – Objetivos
51.1 – Plano tático
52 – Relatórios
52.1 Relatórios, actas, simpósios, comunicados formais documentados
…
53 – Relatórios de produção
53.1 Produção anual
53.2 Produção Semestral
53.3 Produção trimestral
...
59 – Formação departamental
59.1 – Livros, artigos, outros documentos
59.2 Conteúdo áudio visual
…
6 – ÁREA COMERCIAL
61 – Objetivos
61.1 – Plano tático
62 – Relatórios
62.1 Relatórios, actas, simpósios, comunicados formais documentados
…
63 – Relatórios de compra
63.1 Compra de matéria-prima, imobilizada corpórea, incorpórea, outros.
64 – Relatórios de Venda
64.1 Venda anual Anual
64.2 Produção Semestral
64.3 Produção Trimestral
…
69 – Formação departamental
69.1 – Livros, artigos, outros documentos
69.2 Conteúdo áudio visual
…
7 – CONTABILIDADE
71 – Objetivos
71.1 – Plano tático
72 – Relatórios
72.1 Relatórios, actas, simpósios, comunicados formais documentados
…
73 - Demonstrações contábeis
73.1 Balanços
73.2 Inventários
…
…
79 – Formação departamental
79.1 – Livros, artigos, outros documentos
79.2 Conteúdo áudio visual
…
8 – MARKETING
81 – Objetivos
81.1 – Plano tático
82 – Relatórios
82.1 Relatórios, actas, simpósios, comunicados formais documentados
…
83 – Produto
83.1 Todas as informações sobre o Produto
84 – Serviço
84.1 Todas as informações sobre o Serviço
85 – Mercado
85.1 Todas as informações sobre o Mercado
86 – Clientes/Consumidores/Público-alvo
86.1 Todas as informações sobre os clientes, consumidores, público-alvo
…
89 – Formação departamental
89.1 – Livros, artigos, outros documentos
89.2 Conteúdo áudio visual
…
9 – INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
91 – Objetivos
91.1 – Plano tático
92 – Relatórios
92.1 Relatórios, actas, simpósios, comunicados formais documentados
…
93 – Politicas de gestão da Informação
93.1 Gestão da Biblioteca
93.2 Gestão de Recursos informacionais
94 – Politicas de Comunicação
94.1 Comunicação do topo da hierarquia a base
94.1 Comunicação entre departamentos
…
...
99 – Formação departamental
99.1 – Livros, artigos, outros documentos
99.2 Conteúdo áudio visual
…
OBRIGADO POR CHEGARES ATÉ AO FIM. DEIXE O SEU COMENTÁRIO, DIZ-NOS O QUE ACHASTE… HÁ REALMENTE A NECESSIDADE DE DESENVOLVER UM MODELO NOVO PARA A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES/EMPRESAS?
CASO DESEJAS TER ESTE MATERIAL EM PDF, DEIXE UMA SMS E PRONTAMENTE MANDAREMOS.
Contatos:
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Referências Bibliográficas
DEWEY, Melvin. Sistema de classification decimal de Dewey e índice relativo. 22.ed., edited by Joan S. Mitchel et al. Dublin, Ohio: OCLC Online Computer Library Center, 2003.
LANGRINGE, Derek. Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. p. 120.
PIEDADE, Maria Requião. Introdução a teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência. 1997.
RANGANATHAN, S.R. Sistema de classificação. In:______. As cinco leis da Biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/ Livros, 2009. p 251-254.
VICKERY, B. C. Classificação e indexação nas ciências. Rio de Janeiro:
BNG/BRASILART, 1980.
atualizado em: 24 de Março de 2022
