Tema: CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UMA NOVA PERSPETIVA


Tipo de texto: Artigo de Opinião

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RESUMO


No ensejo que querer contribuir para a melhor compreessão desta área de formação, levou o autor a escrever este artigo de opinião que de forma sintética apresenta uma nova perspetiva, ainda não apresentada por outros, acerca da classificação dos sistemas de informação (S.I).


No mesmo, é feito um sincronismo com a classificação das empresas quanto ao seu ramo de atividade, fazendo assim jus a carateristica interdisciplinar da Ciência da informação.

Palavras-chave: Sistema de informação, Classificação.


É sempre muito gratificante fazer pesquisas e tecer alguns comentários acerca de temáticas relacionados aos factos sociais no geral, e sobre a ciência da informação (minha área de formação) em especifico.


No artigo passado – “Fontes de dados Vs Fontes de Informação: um novo paradigma”, fiz uma afirmação, que talvez a si não tenha caído bem ou não percebeste, provavelmente contra tudo que você e eu aprendemos sobre os sistemas de informação. Aleguei, dizendo, que Há SISTEMAS DE INFORMAÇÃO QUE NÃO PRODUZEM INFORMAÇÃO.
Como perceber isso? Será esta afirmação verdadeira? Prometi falar sobre isso com mais detalhes no próximo artigo, e cá estamos nós.

Reforçar, novamente, que não é minha intenção rebater teorias ou conceitos instaurados pelos pioneiros e gurus da área, pois é graças as suas pesquisas e teorias que hoje temos bases solidas para estudarmos assuntos relacionados a esta área do saber. É minha intenção apenas refletir sobre alguns aspectos em volto deste lindo e maravilhoso campo do saber – a CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.


Este, assim como os anteriores, é apenas um artigo de opinião no sentido lato da palavra. São constatações pessoais acerca de alguns assuntos apreendidos e pesquisado durante esta caminhada de formação acadêmica. Inicialmente, para compreendermos os argumentos que serão apresentados a seguir é imprescindível que rebusquemos alguns conceitos pilares ao abordarmos este assunto.


Segundo O’BRIEN (2004), Sistemas de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, rede de comunicação e dados, que são coletados e transformados em informações dentro de um ambiente organizacional . Um sistema de informação caracteriza-se como sendo toda ferramenta que manipula dados, transformando-os em informações, utilizando ou não meios tecnológicos para isso.

Disto, podemos depreender que um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.


GONÇALVES (2006) acrescenta ainda que a entrada de dados é geralmente feita manualmente. E é no decorrer do processo que se verifica o tratamento desses dados, onde são processados e transformados por meio de tecnologias.


Os sistemas de informação atuam para que os dados sejam mais bem tratados, e para que um Sistema de Informação seja eficiente é necessário que todas as informações sejam inseridas adequadamente, só assim, poderá obter um controle e tomada de decisões eficientes.


O assunto CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO já foi abordado por diversos pesquisadores (é só dares um pulo na internet e verás). No entanto, as análises por eles apresentados não faz referência ao agrupamento de diferentes sistemas de informação, mas sim no uso destes sistemas nas diferentes organizações. Não há exatamente o critério de avaliação que apresento neste artigo, ou seja, o que trago é uma nova perspectiva de classificação dos sistemas de informação. Uma classificação quanto aos seus produtos – Produtos/Serviços informacionais.

Segundo as literaturas, classificar é o acto de organizar as coisas* (na sua mais variada espécie) segundo suas semelhanças e diferenças que elas apresentam. Uma atividade imprescindível para aqueles que desejam ter e compreender de forma clara uma serie de elemento que a princípio parecem estar disperso. Esta é uma técnica frequentemente usada na biblioteconomia – ou seja, classificação de suas coleções para facilitar a procura e recuperação dos mesmos. Porém, creio que este exercício não deveria ser somente feito nas coleções dos sistemas de informação, mas também com os próprio sistemas de informação. Pois que quando o fizermos, percebemos de forma nítida a transversalidade do profissional de informação e as suas muitas áreas de atuação.


De reforçar que o caráter interdisciplinar da ciência da Informação (como foi mostrado no artigo “os 10 mandamentos da Ciência da Informação”) nos permite absorver conceitos de outros campos do saber para poder dar resposta adequada a um fenômeno relacionada a sua área.


Para compreendermos a afirmação anteriormente referida, foi feito um sincronismo com os conceitos de Gestão empresarial, especificamente na classificação das empresas quanto ao seu ramo de atividade:


EMPRESAS INDUSTRIAIS – São aquelas que vendem o que produzem. As matérias-primas por eles adquiridos passa por uma série de processos até ser concluído e por fim, ter aquele que é a razão de sua atividade, que é a venda do produto por ele fabricado; 

EMPRESAS COMERCIAIS – São aquelas que vendem produtos por eles adquiridos sem passar por nenhum processo produtivo. Vendem tal qual o adquiriram;

EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS - São aquelas que através de um conjunto de esforços e atitudes criam produtos intangíveis (serviços) à dispor do público-alvo.


Quando observamos os sistemas de informação com calma e critica, percebemos que elas variam e muito, como as bibliotecas, os museus, os centros de informação e documentação, as empresas, as organizações sem fins lucrativos, as medias digitais, até o próprio homem, etc, etc, etc. Todas elas têm algo em comum – a gestão de informação – os que os torna um sistema de informação, plausível assim de uma classificação.


O que faço neste artigo é basicamente agrupa-los segundo a natureza dos se produtos/serviços, tendo como base os três tipos de empresas apresentado acima. As análises abaixo mostrada são aplicados aos sistemas de informação como instituição, não como recurso aplicável nelas.
São elas:

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PRIMÁRIO

São aquelas que o seu foco principal/produto é gerar/produzir informação. Esta é a sua razão de existência. Temos dentre elas as bibliotecas, os museus, os centros de informação e documentação, o próprio homem (como ser biológico), etc.


Os S.I são conhecidos universalmente pela capacidade de coletar dados e processa-los, gerando assim informação que será disponibilizada aos seus
usuários na qualidade e quantidade desejada, no melhor formato e suporte exigido-disponível; e através desta poder ser tomada melhores decisões.


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SECUNDÁRIO

São aquelas que a sua razão de existência não é gerar/produzir informação para disponibilizar a outrem. Nestas instituições, as informações serão geradas como consequência de suas atividades, ou sejas, precisam e utilizam as informações para que os seus objetivos sejam alcançados. Temos dentre elas as empresas, as organizações sem fins lucrativos, Os hospitais, Os estabelecimento de ensino, etc, etc, etc. É nesta onde recaí a afirmação “NEM TODOS OS SISTEMAS PRODUZEM INFORMAÇÃO”

Importa que nos demoremos um pouco mais neste ponto. Nela é encontrada a multiplicidade de atuação do profissional de informação. O´brien (2010) quanto fala dos tipos de S.I, mostra que elas estão diretamente alinhadas aos departamentos empresariais. O profissional de informação pode ser um especialista de gestão de informação de marketing/contabilidade, só para citar alguns. O profissional de informação pode, sim, ser este homem. Tudo que deve fazer, a meu ver, é incluir na sua formação acadêmica-profissional conhecimentos relacionados a contabilidade, marketing, etc, o que ele desejar, de acordo com o setor e departamento empresarial. A atuação do profissional de informação não é só em bibliotecas, museus ou arquivos como é tradicionalmente mostrada. “Os profissionais de informação não são filhos de nenhum ministério. Onde há informação, ele trabalha”.


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TERCIÁRIO: 

São aqueles responsáveis por disseminar informações produzidas por eles ou não, unicamente nas planta-formas digitais. O mesmo compreende todas as planta-formas digitais, sites, páginas, blogs, aplicativos virtuais, etc. São encarregas por disseminar informações à comunidade. Geralmente, este tipo de sistema de informação faz a disseminação de informações já publicadas por outros sistemas que o produziram. Seu lema é fazer chegar à comunidade as informações mais relevantes para o domínio do utente.

CONCLUSÃO

Como noutros, este artigo de opinião não pretende esgotar o tema e nem poderia dada a amplitude do mesmo. No entanto, espera ter sido capaz de lançar ideias que auxiliem o estudo ou mesmo suscite o debate. Tudo para o desenvolvimento desta magnifica área do saber – a ciência da informação. Muito obrigado por chegares até ao fim.

ESPERO TER SIDO CAPAZ DE PROPORCIONAR A VOCÊ UMA LEITURA AGRADÁVEL

DIZ PARA NÓS, QUAL A SUA VISÃO e/ou INQUIENTAÇÃO SOBRE O ASSUNTO. ESCREVE NOS COMENTÁRIOS. E CASO DESEJAS TERO MESMO EM SUA POSSE PARA CONSULTA OU SIMPLESMENTE PARA OCUPAR UM POUCO DE ESPAÇO NO SEU SMARTPHONE E/OU PC (risos), DEIXE O SEU NUMERO DE WHATSAAP NO PRIVADO.

UM ABRAÇO.

“INFORMAR PARA TRANSFORMAR”

SUGESTÕES: faça uma pesquisa sobre a Classificação dos S.I há muito material na internet. Principalmente estas:
GONÇALVES, L. S. Sistema de informações gerenciais. IESDE Brasil S.A., Curitiba, 2006.

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informações gerenciais. 7. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009.

O´BRIEN, J. A. Sistemas de informações e as decisões gerencias na era da Internet. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
STONER, J. A. F. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.


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