PROGRESSO SOCIAL: UMA REFLEXÃO ACERCA DA PROGRESSÃO/REGRESSÃO DO HOMEM

                                                    Autor: Adilson Dias

                                        Tipo de texto: Artigo de Opinião


                        Clique AQUI para fazer o Download

Introdução

Nada é mais atual, para os angolanos, a festividade do dia paz celebrado há 4 de Abril. Altura do ano em que em muitas instituições de comunicação social vê-se e ouve-se abordagem relativo a esta temática; falando sobre os progressos que dela advém. Pretende-se com este artigo fazer uma análise e reflexão acerca do progresso ou não, deste o dia da proclamação até a fase que nos encontramos..

Este ensaio é baseado principalmente na literatura de Helbert Spencer (1939) – progresso, sua Lei e Sua Causa. Observar também que o mesmo não é uma simples análise conceitual ou sociológica da sociedade angola, mas sim da sociedade mundial. Apresenta mais um caráter epistemológico e filosófico. Pretende-se saber neste artigo: há sociedade progrediu? O que é então progresso?

“A estratégia de ontem foi o que nos possibilitou sobreviver até agora, mas uma nova estratégia deve ser criada se quisermos garantir nossa sobrevivência no futuro.” – Paul  Levesques

PROGRESSO?

O dicionário define progresso como um desenvolvimento; Subida na escala do conhecimento.

Para Spencer (1939, p.2) o Universo evoluciona; evolucionar é progredir; progride, no seu conjunto, como progridem as células, que o constituem ou habitam. E sendo a causa determinante desse progresso, em todas as ordens – astronómica, geológica, orgânica, social, económica, etc.

Spencer, ainda, realça que muito falhamos quando relacionamos unicamente o progresso como um simples crescimento. Consideramos unicamente ao aumento populacional, o aumento da agricultura e indústria, a sua qualidade superior e aos melhores meios para obtê-los.

Acrescenta: “a concepção vulgar do progresso não só é mais  ou menos vaga mas até errónea em alto grau. Atende menos a realidade do progresso do que às circunstâncias acessórias que o acompanham [...] porém, o progresso consiste nas modificações interiormente experimentadas, das quais o desenvolvimento da inteligência é mera expressão” (idid. p.13)

De acordo com o autor podemos compreender que a concepção habitual do progresso social é uma suposição de que está diretamente relacionada na maior e mais variada produção dos objetos necessários À satisfação das nossas necessidades, na crescente segurança pessoal e da propriedade e na amplitude concedida à liberdade de ação. Todavia, o progresso social, rigorosamente entendido, consiste nas transformações de estrutura do organismo social, causa donde derivam as consequências que se observam. 

Aprendemos a matemática numérica, mas não aprendemos a matemática da emoção. Aprendemos línguas, mas não aprendemos a linguagem da emoção. Por isso aprendemos a explorar o mundo de fora, mas não aprendemos a explorar o mundo de dentro. O homem moderno nunca foi tão capaz para atuar no mundo de fora e nunca tão frágil para atuar no mundo de suas emoções e de seus pensamentos. A ciência produziu gigantes no mundo físico e meninos no território da emoção... são competentes para realizar tarefas objetivas, mas não sabem lidar com suas perdas e frustrações. (Cury. 2001. p.31)

Porque realço o fator emoção e qual é a relação com o tema apresentado?


“Pensamentos conduzem a sentimentos. 

Sentimentos conduzem a ações. 

Ações conduzem a resultados.” (T. Harv Eker. 2005)

Acredito na ideia de Spencer e Augusto Cury que o verdadeiro progresso surge do nosso interior (dos nossos pensamentos e sentimentos). Quando aceitamos o real progresso é quando dominamos e exploramos o mais belo que nos foi proporcionado – a mente – para realizar grandes feitos, e que não são as grandes construções físicas (e espetacular, é só darmos uma olhada a cidade de Dubai), desenvolvimento da tecnologia sem precedentes, que alias tem sido de grandíssima utilidade para nós nesta época.

Importa também referir que estes tais “progressos” não trouxe mais saúde, mais amor ao próximo, mas entendimento... aliás, dias a pois dias temos noticiado, através da comunicação nacional e internacional, mais doenças, mais suicídio, mais homicídios, mais fome, enfim... Uma série de acontecimento que põe em causa se realmente progredimos, se realmente a época que estamos terá evoluído.

Augusto Cury ainda no mesmo livro (o qual é recomendado a sua leitura completa), realça que a ciência provocou uma verdadeira revolução no mundo exterior e no mundo das ideias, mas seu impacto no mundo da emoção gerou mais efeitos colaterais do que benefícios.

Como cientista social, nos é recomendado em não misturar o conhecimento científico com o teológico na análise de alguns fenómenos, no entanto o autor fá-lo unicamente na perspectiva de trazer uma opinião diferente no assunto em análise. Os possuidores deste tipo de conhecimento acreditam que haverá um dia, um tempo, em que alcançar-se-á o REAL PROGRESSO. Não maiores e as mais brilhantes infraestruturas ou um avanço tecnológico cada vez mais exponencial, mas SIM o tempo que já não haverá homicídios e suicídios, mais conhecimento e amor mutuo, mais amor pela vida, mais liberdade... (Apocalipse 21:4) Continuam estes, que esse grande feito da raça humana não acontecerá nesta época, nem nesta geração; mas garantem eles que este acontecimento está mais próximo do que nunca.

Não é intenção do autor ser cético quanto a esta questão. Porém, as ações das sociedades nos mostram que isto vai de mal a pior; e não é preciso fazer pesquisas a fundo, é só pesquisar o índice de homicídio e suicídio mundial, há de te surpreender. Certamente que todos nós enquanto ser social e individual almejamos crescer, evoluir. Fazemos grandes construções, melhoramos a nossa medicina, a economia, o sistema político. Sem sombra de dúvida que nos superamos como homem no que diz respeito ao tratamento do exterior. Mas como dizem os autores acima citados: “O verdadeiro progresso é aquele que parte do mundo interior e é refletida no mundo exterior”. Uma ilustração deste pensamento é a seguinte analogia: Quando alguém é prejudicado por outrem, seja física e/ou verbalmente, e esta de maneira sincera o perdoa. Isso é progresso. O “progresso”,  a capacidade de perdoar”,  partiu do interior e foi manifestado como uma ação.

É impressionante ao ver que mesmo o regime jurídico, o Apartheid, ter sido eliminado ainda se veem e ouvem milhares de situações em o mesmo é aplicado, a discriminação racial.

Triste é observar que mesmo sendo todos nós seres humanos, da mesma espécie, o que significa que deveríamos nos amar, não acontece. As discriminações chegaram a patamares insuportáveis/incomensuráveis e nós mesmos nos dividirmos, discriminarmos e excluirmo-nos. (Cury, 2004).

CONCLUSÃO

Diante da explanação a questão continua: realmente houve progresso social? ao invés de progresso acabamos por regredir isso, talvez, seria uma boa opção dado a situação não só do quadro acima mostrado, mas também pelo facto de antigamente houver mais saúde, mais estimativa do tempo de vida (isto antes da revolução da máquina industrial, pelo facto de os trabalhos serem feito diretamente pelo homem aumento assim a sua capacidade física e o fortalecimento do seu sistema imunológico). Talvez a regressão é uma progressão.

Lembrar que isto é subjetivo. Mas de qualquer forma deixo você analisar e responder à questão.

DEIXE O SEU PARECER NOS COMENTÁRIOS, QUEREMOS MUITO OUVIR A SUA IDEIA. O QUE É PROGRESSO? A SOCIEDADE ANGOLANA, DESDE O 4 DE ABRIL DE 2022, PROGREDIU? FALE CONOSCO. ABAIXO TEM OS NOSSOS CONTATOS, NO CASO DE DESEJARES TROCAR IDEIA NO PRIVADO.

Referências Bibliográficas

Bíblia Sagrada (2009) – Trad. João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Biblica do Brasil, 2013. Revista e Corrigida, 4 ed.. Apocalipse 21:4

Cury, Augusto Jorge.  Treinando a emoção para ser feliz. São Paulo: Academia de inteligência, 2001.  

Spencer, Herbert - Do progresso, sua Lei e Sua Causa. Editorial Inquérito, Lisboa, 1939.

Contatos:

941316860 – WhatsaAp

Dilson Dias - facebook

Adilsonalfredodias@gmail.com – Email

Artigosdias.blogspot.com – webSite onde os artigos estão publicados.